Crédito Imobiliário

Estamos apenas no começo de uma longa caminhada de ampliação do crédito imobiliário no Brasil. O comparativo com outros países comprova que nosso mercado ainda tem muito a crescer, apesar do forte avanço em 2010 ( + 51% R$ 138,7 BI).

São várias razões que justificam esse baixo volume, entre elas podemos destacar : altas taxas de juros, recente estabilidade monetária e regulatória (alienação fiduciária) e um mercado secundário ainda incipiente (securitização).

Os juros médios para o crédito imobiliário no Brasil só perdem para a Rússia, 11,3% x 14,5%. A menor taxa ficou com a Espanha, em 3,4% segundo recente pesquisa da AT Kearney.

As fontes de financiamento do nosso o crédito imobiliário se resumem basicamente em duas, o FGTS e o SBPE (poupança), ambos sob regulamentação do poder público. O mercado secundário é a grande aposta para suprir as demandas do futuro. De forma resumida, o mercado secundário é a venda de títulos lastreados por recebíveis imobiliários. Ou seja, o banco revende no mercado seus contratos de financiamento (ativos imobiliários) para  interessados, captando recursos que podem ser novamente direcionados para o crédito imobiliário.

O diagrama abaixo, da Goldman Sachs, sintetiza bem as fontes de financiamento do mercado.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Crédito Imobiliário

  1. Joao Vitor Menin disse:

    Rodrigo, concordo totalmente. Com certeza o percentual de credito imobiliario em relacao ao PIB vei crescer muito. Acredito muito no mercado secundario/mercado de capitais como um fonte abundante e dinamica para ajudar nesse crescimento. Nos mercados evoluidos, aqueles com percentuais maiores, como Eua e Inglaterra, o mercado de capitais foi e ai da é a grande mola propulsora do credito. Nao podemos tb deixar de mencionar a origem de tudo, que foi a lei da alienacao fiduciaria, que trouxe seguranca juridica para o sistema
    Abracos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s