Classes Sociais x Intenção de Compra

Antigamente a definição de classe social no Brasil era complexa. Em uma época que não havia crédito suficiente para consumo, as pessoas/familias eram classificadas pela quantidade de geladeiras, fogões e outros itens que hoje podem ser comprados a longo prazo. Portanto a renda é o criterio que faz mais sentido atualemente, que significa crédito, que significa consumo.

A Segmentação do IBGE pode ser útil para alinharmos nosso discurso antes de falarmos sobre intenção de compra do bem imóvel. Vejam abaixo:

Classe A – Renda familiar mensal acima de 20 Salários
Classe B – Renda familiar mensal entre 10 e 20 Salários
Classe C – Renda familiar mensal entre 2 e 10 Salários
Classe D – Renda familiar mensal entre 1 e 2 Salários
Classe E – Renda familiar mensal entre 0 e 1 Salário
(@font-face { font-family: “Cambria”; }p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { margin: 0cm 0cm 0.0001pt; font-size: 12pt; font-family: “Times New Roman”; }div.Section1 { page: Section1;Segmentação IBGE )

Atualmente a classe C corresponde por 49,2% do total, e é conhecida como a nova classe média Brasileira. A classe A e B correspondem a 10,5% do total e as demais D e E ficam com 40,3% do total.

Ontem o Instituto DATA POPULAR publicou uma pesquisa interessante sobre intenção de compra de imóveis por classes social, conforme quadro abaixo.

Como pode ser observado, o grande salto dos dois últimos anos aconteceu nas classes populares, impulsionado pelo aumento de renda (crédito), o grande déficit que existe nesse segmento e  principalmente pelas políticas públicas deselvolvidas a partir de Abr/2009.

Esses 3 ingredientes misturados irão impulsionar a construção civil no Brasil. Se 7,5 milhões de famílias das classes C e D planejam comprar imóveis no Brasil nos próximos anos, pode se ter uma idéia do potencial desse mercado. A conta é simples, se pensarmos em um preço médio de 90 mil reais, que hoje atende a esse público, temos um mercado potencial que gira em torno de 675 Bilhões de reais.



Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s