CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção ( CBIC ), fundada em 1957, é a atual representante do  setor no Brasil e no Exterior. Ela compartilha também um ótimo banco de dados pela internet, com estatísticas e dados  que podem ser úteis para interessados no setor.

O endereço eletrônico do banco de dados é http://www.cbicdados.com.br , as informações mais específicas do mercado imobiliário ficam em “Dados da Indústria Imobiliária”. Fiz um breve levantamento da velocidade média e do estoque médio disponível nos mercados pesquisados, vejam que interessante:

( Dados CBIC / Sinduscon 2010)

Podemos ir um pouco além, e acrescentar a população residente, e incluir ainda outra linha, dividindo o estoque pela população residente e multiplicar por mil. Para que? Para encontrarmos um numero comparativo de oferta. Vejam o novo quadro abaixo:

O que esses números nos mostram? Que a principio, vender um imóvel em BH e em SP é mais fácil do que vender em Goiânia , Porto Alegre e RJ. Não sou eu que está dizendo isso, são os números. É oferta e demanda, a grosso modo, grandes quantidade de unidades por mil habitantes apontam velocidades de vendas menores, mas existem outras variáveis.

Esse é um raciocínio simplista, porque não envolve  características como segmentos de mercado, renda média, concentração regional de unidades, entre outros fatores. Mas de qualquer forma é um bom indicador.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s