Índice de Preço dos Imóveis

Uma boa idéia para o setor acaba de ser lançada. A Caixa juntamente com o IBGE irão criar nos próximos meses um índice para acompanhar a evolução do preço de imóveis para nosso setor, o teste será feito em 5 cidades ( ainda a serem definidas).

O Governo estuda métodos já usados nos EUA, Nova Zelândia, Austrália e Espanha. O único método que conheço e acompanho é o americano, e posso adiantar que funciona bem.  O índice é medido pela Federal Housing Finance Agency e se chama HPI ( House Price Index). De maneira resumida, o index é uma média ponderada que acompanha e evolução de preço de determinadas propriedades ao longo do tempo. Um mix de imóveis compõe o índice, nesse caso somente unidades residenciais. As cidades mais importantes dos Estados Unidos são mapeadas, e todos os dados são comparados e disponibilizados para todo o mercado e principalmente para a Fannie Mae e Freddie Mac (duas grandes instituições garantidoras e concessoras de empréstimos imobiliários).

Tal como a Fannie Mae e a Freddie Mac, a Caixa Econômica Federal e os grandes bancos precisam de informações sobre o preço de seus ativos, principalmente para balizar as novas concessões, regulando a “saúde” da sua carteira.

O gráfico abaixo mostra a grande expansão de preços que os imóveis vinham sofrendo nos EUA e a ruptura a partir de 2008, quando começaram a se desvalorizar, desencadeando a crise mundial.

Mas não bastam termos dados, temos que saber usá-los, entendendo bem o comportamento e as características de cada mercado.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s