Marketing Digital e o Mercado Imobiliário

Na última semana estive com investidores estrangeiros apresentando a estrutura de atendimento virtual da MRV, e a pergunta é sempre a mesma : Mas os clientes compram apartamento pela internet? A resposta é sim, compram, e muito. Isso não quer dizer que eles digitam o no. do cartão de crédito e compram o apartamento, o processo comercial é diferente de um CD ou Livro.

Segundo os dados do Banco Mundial, 37,5% da população brasileira tinha acesso a internet em 2008, isso representa aproximadamente 71 milhões de pessoas. A internet transformou completamente a forma como as pessoas buscam informações no mundo, o GOOGLE hoje é um exemplo, empresa colossal que vale  200 bilhões de dólares ( só para se ter uma idéia essa quantia compraria todas as construtoras brasileiras listadas em bolsa, e ainda sobraria um  bom troco). Quando se compra um imóvel, o primeiro passo é a busca. E qualquer busca hoje começa na internet, os classificados impressos foram deixados para trás.

Mas não basta ficar esperando que o cliente te encontre, quem quiser fazer sucesso no mundo virtual tem que ir atrás. Tal como uma loja precisa estar bem localizada em um shopping, sua loja virtual também deve estar bem localizada por onde passa o cliente, seja em um portal , em um bom posicionamento no resultado de busca ou até mesmo em uma rede social (twitter, orkut, facebook, etc.).

E quando ele te encontrar? Como ele espera ser atendido? Bom essa resposta é fácil, todo mundo que já fez compra pela internet pode responder. Site rápido, leve, rico em informações precisas e atualizadas, e se possível com atendimento online, 24 horas por dia. Afinal, se lojas na internet “nunca se fecham”,  porque algumas redes de atendimento ainda não entenderam a importância de disponibilizar alguém para tirar suas dúvidas a qualquer hora do dia?

Como já foi dito, no mercado imobiliário, não basta somente um contato pela internet. A venda é mais trabalhada, o cliente quer conhecer o terreno, o apartamento decorado, a vizinhança, enfim quer ter mais certezas sobre o investimento que está fazendo. Nessa hora outras ferramentas de marketing entram em ação, mas esse é assunto para outro post.

Para exemplificar tudo isso, atualmente 30% das vendas da MRV * são realizadas pela Internet, representando mais de R$ 1 Bi em vendas anuais e quase a totalidade dos nossos clientes visitam nosso site antes da compra. Recebemos mais de 60 mil visitas por dia, disponiblizando atendimento 24 horas.

* Todos dados divulgados aqui são públicos, portanto já foram passados ao mercado em geral.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
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5 respostas para Marketing Digital e o Mercado Imobiliário

  1. Victor Brasil Sabbagh disse:

    Muito bom o post, Rodrigo. Agora fico no aguardo do post sobre as outras ferramentas de Marketing que você citou.

    O blog está muito interessante. Gostei muito do post sobre a bolha imobiliária.

    Parabéns pelos posts.

  2. Marcelo Soares disse:

    Rodrigo, interessante e oportuno este post, uma vez que estamos passando por uma transformação nos meios de acessos e conteúdos da internet, pelo menos na minha percepção, mudança a qual as empresas estão apresentando mais responsabilidade nas administrações de conteúdo e serviços pela internet e os usuários com mais facilidades de acessos. Com a geração Y , muitas coisas boas estão aparecendo, como as redes sociais. A empresa que perceber que a Internet pode e deve ser uma ferramenta de relacionamento com o cliente, com certeza vai estar a um passo adiante das outras. Para quem quer comprar um imóvel, nada melhor do que antes de visitar fisicamente, poder realizar uma visita virtual, mas lembrando que a empresa tem que ter transparência e responsabilidade naquilo que esta vendendo pela Internet, como exemplo, estou em processo de compra de um imóvel, e acessei o site de uma determinada construtora, o que vi em volta do empreendimento na internet, fisicamente não era o que percebemos pela web.
    Para finalizar, parabéns pela loja virtual da MRV, com um índice de venda pela internet de mais de 30% é um sinal que a empresa esta no caminho certo de como utilizar a internet com respeito e transparência com os clientes e fazendo da web uma ferramenta de relacionamento com o cliente.

    • Obrigado mais uma vez pelos comentários Marcelo, concordo com o que colocou sobre responsabilidade, dourar a pilula nao quer dizer enganar o cliente, temos que ser coerentes e responsáveis com a informação que passamos. Abraço!

  3. Luana Souza disse:

    Essa feramenta de relacionamento é interessante tanto para empresa, quanto para o cliente que recebe a informação em tempo real e com um atendimento adequado acaba se interessando mais pelo produto em questão. Com certeza, para o cliente, não existe nada mais frustrante do que entrar no site, deixar sua pergunta e aguardar uma resposta por email. A sensação que fica é de que a comunicação não foi completa.

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