Como ser dono de um Shopping através dos FII´s

Segundo a Bovespa, os fundos imobiliários são constituídos como “condomínios fechados”, divididos em cotas que depois de adquiridas não podem ser resgatadas, porém podem ser revendidas. O patrimônio de um fundo imobiliário pode ser composto de imóveis comerciais, residenciais, rurais ou urbanos, construídos ou em construção, para posterior alienação, locação ou arrendamento.

Cada fundo de investimento imobiliário, também conhecidos como FII´s, tem um objetivo determinado. Por exemplo explorar um grande shopping ou um prédio comercial. A maior parte dos imóveis alvo desses fundos, estão localizados em São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente pela força econômica dessas cidades. Através dos fundos, qualquer pessoa pode ser “dona” de um shopping por exemplo, e ganhar $$ com aluguel sem ter a dor de cabeça de administrar e principalmente sem ter um grande capital para investir. As cotas são vendidas a partir de R$100,00 na Bovespa.

O ano de 2010 foi definitivamente marcante para esse mercado, principalmente pelo aumento no volume de emissões aprovadas pela CVM (+238% em relação a 2009) e pela entrada de grandes bancos de investimento no “jogo”, consequentemente tivemos um aumento expressivo de liquidez para os investidores, porém esse ainda é o “calcanhar de aquiles” dos fundos, que em sua grande maioria apresentam baixa liquidez.

O detentor de uma cota de um determinado fundo pode ganhar ou perder dinheiro de 2 formas, a primeira é através da valorização ou desvalorização de determinada cota, e a segunda é através dos rendimentos da atividade fim do fundo, por exemplo se o shopping que o fundo explora teve lucro, ele repassa parte desses lucros aos detentores das cotas. A composição dessas duas contas resultam na taxa interna de retorno do fundo. Uma vantagem para quem tem menos de 10% das cotas do fundo é a isenção do imposto de renda gerada pelo fundo.

Com a chegada da copa do mundo e das olimpíadas, os fundos que exploram hotéis também começam a aparecer, porém todo cuidado é pouco. Recomendo uma leitura do prospecto antes de qualquer investimento, tal como uma empresa, um fundo tem que ser bem administrado e ter uma boa estrutura de negócio.

A Bovespa ainda não criou um índice oficial desses fundos, para maiores detalhes dos fundos cotados na BOLSA cliquem aqui. Nessa página encontram-se detalhes dos prospectos de cada fundo, além do histórico de suas rentabilidades. Escolha seu shopping, seu galpão logistico ou quem sabe seu prédio comercial.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s