Densidade Demográfica

Você tem a sensação que tem gente demais morando na sua cidade? Eu tenho, e não é à toa. Belo Horizonte é a sexta capital brasileira em população e é a terceira capital com maior densidade demográfica do país. A justificativa é o tamanho do município, apenas 330 km2. Dentre as 27 capitais brasileiras (incluindo Brasília), Belo Horizonte é a 21ª em área. Ou seja, muita gente em pouco espaço.

E qual é a relação entre a densidade demográfica e o mercado imobiliário? Bom, a densidade populacional ou demográfica, é um bom indicador tanto para a oferta de terrenos quanto para a demanda por habitação. No geral, cidades que atualmente possuem densidades habitacionais altas apresentam baixa oferta de terrenos urbanos, demanda habitacional alta, e conseqüentemente preços/m2 mais altos. Mas não podemos seguir esse raciocínio a risca, Fortaleza, por exemplo, tem a maior densidade demográfica entre as capitais brasileiras, mas nem por isso tem os terrenos mais caros. Temos que levar em conta outras variáveis como renda per capita, estrutura econômica regional (presença de pólos geradores de empregos), e o déficit habitacional local.

O m2 em Fortaleza é o sexto mais caro do país (R$ 3.581,00) segundo o recente índice criado pela FIPE e pelo site ZAP.  O Distrito Federal é lidera o ranking (R$ 7.004,00) seguido por Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Coincidência ou não, cidades que estão entre as maiores densidades populacionais por km2! Com exceção do DF, que é um ponto fora da curva (Nem precisa explicar porquê…).

Portanto conhecer a densidade demográfica das cidades é fundamental para se precificar bem um imóvel ou um terreno. É mais uma importante variável que temos que acompanhar, abaixo segue relação das 10 capitais brasileiras com maiores densidades populacionais.

Sobre rodrigoresendeblog

Engenheiro, Diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s